sexta-feira, 8 de maio de 2009

LABORATÓRIO DE NOSSA MISSÃO


Eu tenho visto muitas pessoas sofrendo com as circunstancias que lhes ocorrem no dia a dia mesmo sendo conhecedores da Palavra. Nós somos gerados de uma fonte só, a mesma que gerou Adão, o primeiro homem que também foi o primeiro exemplo de como Deus trabalha na vida do ser humano.

Apesar do propósito de Deus ser povoar a terra e erguer o seu reino, houve ali um principio de semeadura, e não de boas sementes. Adão e Eva semearam pecados na vida de Caim, que conseqüentemente semeou males que povoam a terra até os nossos dias. Eva viu seu filho assassinar o irmão Abel, e a influencia não era o “mundo” nem ninguém, o mau estava impregnado em Caim semeado pela desobediência dos pais. Imagino o que essa mãe sofreu diante de tudo isso, mas vejo que a saída deles do Éden não foi um exílio pela maldição gerada daquele pecado, mas uma experiência que deviam ter, e a palavra de Deus volta à eles uma vez mais, porque havia uma aliança feita, e Eva lembra que foram feitos e abençoados por Deus e que nem tudo estava perdido.

No cap. 2 de Gênesis diz : Este é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Homem e mulher os criou; e os abençoou, e os chamou pelo nome de homem, no dia em que foram criados. Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete.


Deus volta a visitar Eva com uma benção trazendo Sete depois de tantas aflições, porque havia uma aliança, e Deus havia lhes abençoado. Ela acreditou que o fato dela ter pecado a tirou do Éden mas não do direito de ser abençoada. A Historia conta que Sete foi um grande patriarca e ensinou aos filhos os mandamentos de Deus. Abraão pela mesma forma, passou por um laboratório de vida fantástico, porque teve que abrir mão de todas as suas antigas convicções para adaptar-se aos planos divinos.
Ele deixa as raízes, e prossegue rumo a uma promessa grandiosa. Mas Abraão não consegue de imediato cortar o cordão umbilical de sua família, ele leva o pai e depois leva Ló consigo. Muitas vezes essas influencias nas nossas vidas são como um véu. Véus servem para impedir a visão. Eles são colocados na nossa visão através de atitudes ou pessoas que saíram conosco para peregrinar em busca de uma promessa, talvez esse véu traz tanta confusão e dor para nós que deixamos de enxergar que Deus quer nos livrar disso porque está ali somente para experiência de nossas missões.

Em Gênesis 13, Abraão começa a ter problema com Ló porque havia ali uma certa disputa entre ele e o sobrinho, e ate mesmo entre os funcionários de ambos, e Deus quis mostrar para Ló o lugar dele, fico pensando a arrogância que esse cidadão tinha de querer o melhor para si, sendo que não havia plantado nada para ser abençoado pelo tio. A ponto que Abraão diz: Vai para onde você quiser, eis aí a terra, escolhe, se tu quiseres a direita eu vou para a esquerda, se quiseres a esquerda eu vou para a direita...tudo bem, não tem problema nenhum!

E a historia conta que o camarada escolhe a campina toda do Jordão que era toda bem regada e era como o jardim do Senhor. E Deus manda os reis atacarem Sodoma e leva tudo que tinham preso inclusive Ló. O que acho interessante é que Ló ao invés de estar com o tio nas batalhas humilhando-se, estava morando justamente em Sodoma. Mas mesmo depois de Abraão ter livrado esse individuo, ele permanece ali até o dia que Deus queima a cidade.
Não conseguimos ver uma obra interessante que e Ló faz para Deus, em todas essas narrativas, senão trazer enrascadas para Abraão, só olhava para os bens futuros, recompensa natural, terras férteis, edificando cidades que também trouxeram vexame para Deus e no fim de tudo ainda gera filhas que cometem com o próprio pai um encesto. Em Deuteronômio quando Deus citava as leis para Moises recomendou para não deixar os Moabitas e Amonitas entrarem no meio do povo de Deus até a décima geração, e Deus ali não condena eles pelo encesto, mas diz no capitulo 23 : “....porque não saíram com pão e água para receber-vos no deserto, antes alugaram contra ti Israel, a Balaao para te amaldiçoar. Que coisa triste ne gente, haviam sido ajudados pelo pai dos Hebreus e agora semeavam o bem que Abraão fez a Ló como mal, TRAIÇAO, a raiz da ingratidão e é isso um dos piores pecados que a Bíblia avalia.
Moabe e Amon eram filhos do encesto de Ló com as filhas. E o que eu vejo aqui? Vejo que Esse véu foi tirado de Abrão porque Ló desaparece na historia sem se quer deixar um salmo de gratidão ou ensino para a humanidade. E aqui eu vejo Deus nos mostrar que existem pessoas que querem honrar a Deus mais do que muitos de nossos familiares ou amigos e nós devemos ensinar ao povo essas verdades. Abrão peregrina no Egito e passa por novas experiências estranhas como perder sua esposa para o faraó. Muitos pregadores falam que ele mentiu e por isso sofreu essa conseqüência, mas Deus não o condena por isso, antes o abençoa tanto que ele sai com a esposa do Egito cheio de riquezas.

Veja o que relata Gênesis 12:10-20 . Havia fome na terra, e Abrão vai peregrinar no Egito, e sendo Sara muito formosa, combinou com ela de ser chamada de sua irmã, para que não fosse morto . E Sara foi tomada por esposa de faraó e com isso Abraão foi abençoado com ovelhas, vacas, servos. Camelos e varias fortunas que o próprio faraó lhe presenteava. Você já parou para pensar na dor desse homem vendo sua esposa sendo mulher de um Rei pagão? E como todas as coisas tem uma medida, Deus enriqueceu Abraão e feriu faraó, e Abraão saiu com grande riqueza dali. Essa história volta a se repetir anos depois quando Abraão chega em Gerar e conhece Abimeleque, que também toma Sara por esposa, mas nessa ocasião, Deus não deixe ele tomar sara para si.

Outro fato que acontece e se repete em nossas vidas é a conseqüência gerada pela ansiedade que é fruto da falta de fé e da presença do medo. Muitas pessoas cometidos pela ansiedade, tem medo das promessas de Deus não se cumprirem, e resolvem apressá-las. Algumas pessoas experimentam sair do lugar da promessa para ir buscá-la com as próprias mãos, isso ocorre muito em casos de casamento, vida financeira e até missões. Eu já cansei de tratar pessoas que precipitaram e fizeram consertos com Deus, tocando na unção de Deus, mas também ao longo da jornada vi muitas pessoas se acabarem no erro por não ter humildade para se humilhar e resgatar a promessa. Esaú fez isso, e depois quando ficou mais velho quis o perdão de Deus, mas a palavra de Deus diz que nem com pranto e arrependimento ele alcançou perdão de Deus.

Porque? Porque quando Deus precisou dele, nos momentos mais difíceis da missão, ele joga a bola para o irmão e vai blasfemar contra Tudo e todos amando a concupiscência. Pessoas que Deus resolve atender o coração delas para o mau e nunca para o bem, porque não querem pagar o preço de um chamado e tão pouco respeitar os que pagam. Qual o fim do homem que arrazoa com Deus como Jonas dizendo não querer fazer a vontade de Deus na cidade fulana e sim na ciclana? O estado final desse homem é a aparência de um vomito na praia.

Sara tinha uma promessa de um filho que seria o inicio de uma grande Obra, mas o tempo passava e ela envelhecia e não as circunstancias ao redor não sustentavam essa promessa e o que ela fez? Resolve dar uma ajudazinha a Deus oferecendo a serva Hagar para o marido deitar-se e gerar esse filho. Mas Deus tinha feito a promessa unicamente à Sara através do anjo, e sabe o que eu acho interessante aqui, é que ela ri quando o anjo fala que ela ia engravidar mesmo sendo já muito velha. Mas ela comete um erro que até hoje causa guerras no mundo, o mundo árabe que é filho de Ismael filho da serva cumpre o que Deus diz a Abrão em gênesis 16:11 11 Disse-lhe ainda o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e terás um filho, a quem chamarás Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição.

Ele será como um jumento selvagem entre os homens; a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos. Não quero aqui falar sobre essa questão do mundo árabe, prefiro entender que o erro de Sara era plano de Deus, e se isso for mais fácil pra você, entenda que Deus te faz errar para gerar experiência com Ele e também dar continuidade à coisas que Ele quer mudar no mundo. Hoje talvez a sua vergonha, seu vexame é uma dor para você, inadmissível para o mundo e para sua religião, mas quero te encorajar a crer que as trilhas de Abrão também foi assim, eles também como Pedro disse, achavam estranhas as provações e o fogo ardente que chegavam até suas famílias, mas não fizeram disso uma derrota pelo contrario, olhavam para o alto e cada vez mais cumpriam suas grandes missões.

Abrão ali ficou encurralado porque partiu de sua esposa a idéia de gerar Ismael, e daí ela própria condena o menino e a mãe Hagar. Que coisa difícil né? Não estou aqui desautorizando Sara de seu trono, pelo contrario, quero entender que os Grandes homens de Deus, patriarcas, reis e profetas tiveram suas crises, seus conflitos, suas dores, desafios como qualquer um de nós. Talvez esse homem sangrava por dentro de ver as trilhas que Deus o concedera passar, e ainda assim o elevando sobre a face da Terra.

Costumo dizer que a nossa família é o laboratório de nossas missões, porque é exatamente no meio de nossas famílias que Deus mostra todas as coisas que não conheceremos lá fora. Quando Deus me levou a falar sobre temperamentos ( natureza humana x conversão) no Seminário de abril e maio com minha igreja local, ele me fez explicar ao povo que os temperamentos são diferentes dentro de uma mesma família, comunidade e sociedade e por isso muitos percalços irão ocorrer, porque cada pessoa é um individuo. E o que temos que aprender? Lidar com isso sem nos sacrificarmos, a palavra de Deus vai mostrar que Pedro sendo sanguíneo contestava tudo e relutava com todas as coisas de imediato, era pessimista no inicio de sua jornada, alem de tudo imediatista porque queria tudo naquele exato momento e não aceitava nada que não fosse da forma que ele era. Já João é puro nardo, amor, paixão, e engraçado que na hora da crucificação só via João ali com Maria , interessante que o próprio Pedro estava escondido com os outros.

Temperamento está no DNA das pessoas e já sabemos disso, mas a bíblia nos convida a deixar o velho homem, mas isso ocorrerá como? Com as experiências!! Pedro antes não aceitava Jesus morrer e depois das experiências de vida e de conhecer as trilhas estranhas que Deus conduz os escolhidos, ele resolve morrer também crucificado, mas a historia diz que ele quis morrer de cabeça para baixo, porque não era digno de morrer como o seu Senhor. Você está entendendo o que é experiência com Deus? É você passar pelos lugares que Deus predestinou você passar porque é exatamente ali que vai gerar na sua vida um conhecimento pleno do relacionamento entre homem e Deus.


Davi não foi diferente, ele clamava e chorava na presença de Deus, mas não existe relato algum que ele blasfemasse do que Deus fazia, pelo contrario, ele expunha seu pecado e continuava a edificar o reino. No entanto Mical que era sua esposa o criticou por ele ser irreverente ao dançar e beber na presença das mulheres da cidade semi-nu e foi ferida por Deus. Essa mulher vivia de glorias passadas, achava que Davi estava ali porque era o genro do Rei Saul, porque não via as coisas espirituais, e por isso ela some na historia e Bate-seba se torna a mãe do próximo Rei. Não importa o que Deus ira cobrar de você querido, importa o que você quer ser para Ele. Se Deus permite você passar por coisas que a sociedade ou a religião te condena, quero te convidar hoje a olhar para essa grande nuvem de testemunha que nos rodeia, e aprender com eles o que Deus os ensinou. O Homem que não tem pecado não consegue conhecer o poder de Deus, diferente daquele que vive do pecado. Então quando olhamos para famílias padrão e queremos que as nossas sejam como aquelas é engano nosso, porque Deus desenha o seu futuro e a sua missão, e será laboratório de missão o que você irá viver.

Quando Jesus pregava em uma certa ocasião a palavra diz que os irmãos dele e sua mãe Maria foram lá com uma corda para o prender dizendo para o povo que ele era louco, esquizofrênico. Olha que coisa triste isso gente para aquele jovem Galileu, sua família lhe trazendo tanta dor quando na verdade tinham que estar ali ouvindo ele, pelo contrario eles não criam em Jesus. Eu quero acreditar que a família de Jesus em contra-partida também sofria com aquilo, e foi essas experiências de dores e resistência que fez que alguns deles depois seguissem o irmão. O que eu quero expor aqui é esse fenômeno chamado “provação divina” que muitos ainda sofrem por não entender e querer modular que tipo de provação é tolerável dentro de nossas vidas e igrejas, mas eu prefiro aprender com Pedro que diz em 1Pedro 4: 12 - Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua gLória vos regozijeis e exulteis.

Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da gLória, o Espírito de Deus. Pedro estava dizendo exatamente isso que vimos, as tragédias que nos ocorrem são vistas pelos olhos dos que não tem experiência com Deus como algo estranho e errado, como a família de Jesus reprovava ele com pecadores ao invés de estar entre a elite religiosa, Deus escolher o filho do adultério de Davi para edificar a sua Casa e o reino, Rute ser uma moabita e gerar um neto chamado Rei DAVI. Isso é experiência e não há experiência sem provações. Como pode um homem querer ensinar se ele não soube esperar em Deus, não soube obedecer, permanecer, humilhar, separar-se? Como pode um homem conhecer a Deus se ele não for provado, e o que é ser provado? É reconhecer que Deus quem o prova e não o homem e nisso Jó falou bem: “...Antes eu ouvia falar de Deus, porem agora o conheço, como também dele sou conhecido!” Muitos Homens não querem passar pelas trilhas de Deus mas querem as Campinas do Jordão Verdejantes, impossível porque o fim dele será como o de Ló, que foi para as Campinas verdes , desceu para Sodoma e perdeu tudo inclusive a esposa. Eu conheço pessoas que nunca tiveram fruto espiritual, pelo contrario só deram problemas aos Abraão de hoje, porque encostam-se nos homens espirituais e querem viver como homens naturais. Isso não vai funcionar jamais e o próprio Deus os separará.
Quero terminar esse estudo aqui lembrando que aquele que aprendeu de Jesus e não das academias e nem dos apóstolos, sendo amigo de Deus, revela que pra ter posse de tanto conhecimento e mistério de Deus, foi lhe dado um espinho na carne a saber um mensageiro de satanás que o esbofeteava todos os dias o qual ( espinho) pediu a Deus que arrancasse por 3 vezes ( significa a vida toda) e Deus não quis, antes o fortaleceu dizendo que o espinho era exatamente aqui que fazia de Paulo, um representante fiel de cristo na terra. E Ele nos alerta em Romanos 7:15 - Pois o que faço, não o entendo; porque o que quero isso não pratico; mas o que aborreço e não quero, isso faço.

Você pode pensar, “eu tenho um espinho também e Deus não o tira de mim”, seja o que for, lembre-se da Palavra de Deus, “foi me dado”, Deus te deu um espinho pra você não se gloriar, porque Deus conhece que você não iria errar em nada dos mandamentos dele, por isso ele coloca um espinho para os filhos do diabo, mensageiros de satanás, acusadores dos escolhidos serem vasos de desonra contra você. Eu aprendi a orar pelas pessoas que hoje eu tenho pena, porque vi o quanto erraram e nada fizeram para Deus senão atrapalhar o que Deus fazia. Pessoas que são dignas de nossa pena e orações, porque envelhecerão e aprenderão a não blasfemar contra as coisas que Deus planejou desde o principio. As pessoas que não conhecem a forma que Deus trabalha vê em você rebelião, mau testemunho, irreverência , pecado, coisas que os rebeldes sempre viram nos escolhidos, porem mau sabem esses acusadores que como Paulo disse, somos honrados em ser caluniados e perseguidos porem fazendo algo útil a Deus, aceitando tudo que ele quer pra nós, sem relutar , sem exigir, pelo contrario, ajudando os acusadores a ter uma vida melhor em cristo e a tirá-los de suas religiões que nunca conseguiram se livrar. Eu já fui muitas vezes criticado, humilhado e acusado por tantas coisas e minha reputação sempre esteve lá no chão.

Antes eu sofria com isso, mas hoje depois que conheci a essência da Palavra, os resultados que Deus faz do meu trabalho, aprendi a observar o trabalho das mãos dos filhos do diabo e descansei. Por isso te encorajo a viver as trilhas de Abraão porem dentro do propósito de Deus. Porque um dia a cidade em que você vive será incendiada e você perderá pessoas, bens, e ainda será salvo por quem você acredita ser uma fraude e é exatamente quem te ensinou a conhecer o Deus de Israel.

Aprendi que muitas coisas que sofremos tem haver com o relacionamento com pessoas, porque existe uma diferença descomunal entre crer e obedecer a Deus, e no fim das contas o que Deus quer nos ensinar é que tudo terminará bem quando entendermos que Ele é quem nos prova com aquilo que o mundo desaprova. Quando você acusar , lembre que vc está ajudando alguém a ser melhor e ser abençoado primeiro, é por isso que eu falo pra você hoje que , Perseguição é o laboratório de nossa missão.


Até o Próximo encontro!
Pastor Junio Alvarenga

Nenhum comentário:

Postar um comentário