quinta-feira, 14 de abril de 2011

SAO PEDRO CASMURRO





“Mas vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas provações;
e assim como meu Pai me conferiu domínio, eu vo-lo confiro a vós;
para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos senteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel.
Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;
mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos.
Respondeu-lhe Pedro: Senhor, estou pronto a ir contigo tanto para a prisão como para a morte.
Tornou-lhe Jesus: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes tenhas negado que me conheces.” Mateus 26:34


Falo muito sobre o caráter de Cristo e o quanto precisamos ser parecidos com ele. Jesus nos ensina a melhorar nosso espírito, o que vivifica, e rejeitar a carne e suas manifestações, o que nos mata. Ele sabia que seria difícil uma pessoa passar pelas misérias da vida dentro da religiosidade. A religião nos ensinou um padrão equivocado sobre tolerância. O pecado é uma coisa pontual e deve ser descartado por aqueles que escolhem vencê-lo e edificar Sião. O sangue de Jesus ainda é derramado pelas nossas transgressões diariamente onde há arrependimento.

As vezes muitos se perdem no deserto diante de uma perseguição, e como Pedro acabam negando o próprio mestre, apenas porque não reuniu forças para ser humilde e aceitar as coisas como precisam ser. Não danifique toda a vida só porque uma ruptura precisou nascer. A reforma de nós mesmo é importante. Na contradição do coração esquecemos quem somos, e nos colocamos nas mãos dos outros. Todos nós somos vitimas de olhares apressados, mas as aparências nunca foram a ótica de Cristo. Conflito é uma coisa pontual e não terminal. Pedro colérico e sanguineo, chegou a ser preocupaçao dos outros apostolos, por questionar e reprovar diversas circunstancias, e nem por isso foi reprovado.

Ao ver Pedro lhe negar, Jesus orou por ele para Satanás não o tragar, porque sabia que a "versão convertida" na vida daquele discípulo ainda não estava instalada. Havia dentro de pedro uma religiosidade antiga misturada a um temperamento dificilimo capaz de criar diversos problemas nos dias da montagem daquela grande obra. Jesus expulsou demônio de Pedro algumas vezes e mesmo assim continuou acreditando que ele seria no futuro um apostolo perfeito. O heroísmo imaturo desse nosso irmão, na maioria das vezes no inicio de sua jornada o fez tropeçar e servir de escândalo para o ministério de Jesus. Seu jeito casmurro de ser, fez a cruz dele ser mais amarga do que outros, justamente para nos deixar exemplo dos que tambem nós teríamos de ter paciencia.

Bonito é Joao, amoroso e fiel ao pé da cruz no dia sangrento, já o Peter estava negando Jesus perto do fogo.

O peso do passado e suas verdades descompassadas, customizam um caminho cheio de buracos. O futuro requer formatação geral. Jesus nos ensina nesse momento a formatar a pessoa e jamais excluí-la.

Quando percebemos Jesus andar com pessoas impróprias em Jerusalém, entendemos que o pecado principal (apostasia – blasfêmia que gera a morte) estava dentro dos puritanos que e o levaram a cruz. Jesus tinha uma capacidade esmagadora de entender isso e transferir seus pensamentos através de suas atitudes. Ele não apedrejava como a Lei exigia, ele andava com quem os religiosos não andariam. Era quase um protesto, um confronto com os corações contaminados que só conseguem enxergar a carne. A lei ensinava pra não se assentar na roda dos escarnecedores, mas entendiam que isso se tratava das pessoas que não se adequavam aos moldes e estatutos do judaísmo. Da pra entender que a roda dos escarnecedores não estava entre os pecadores com Jesus, mas no Templo de Jerusalém, porque se ocupavam em trair e tocar na obra que Deus realizava fora de seu padrão.

Quem teria a maravilhosa capacidade de se colocar no lugar do próximo e valorizá-lo? Jesus, que aturou Pedro em suas confusões nos dias de imaturidade, mas estabeleceu a verdade anos mais tarde ao conhecer de perto o peso de um chamado. Deus está interessado em nos mudar, mas jamais nos tirar do que Ele projetou. Ele nao trabalha em vão.

Pedro reprova o ato de Maria quebrar o vaso de alabastro e ungir a Cristo, tenta impedir Jesus de morrer na cruz, Corta a orelha do soldado no Getsêmani e tenta flutuar no mar sem a menor capacidade. Discute com Paulo com freqüência no inicio da obra. É repreendido por muitas vezes pelo próprio Jesus, e não é citado ao pe da cruz no gólgota da dor. Morreu crucificado de cabeça pra baixo, não conseguiu ir ao paraíso como Paulo e João, porque nosso irmão não teve a capacidade de pensar, esperar, ser paciente e amoroso. Pensem nisso!

Façam todas as travessias para Deus ser glorificado em tudo. Mesmo aquela que você não quer, seja a principal. Jesus nos ensina um dos maiores mandamentos; Amar o próximo é dizer: "Pai, perdoa porque não sabem o que fazem"; para quem não te compreendeu ainda.

Vejo Jesus elegantemente suportando os temperamentos antagônicos de Pedro e Joao, e percebo que preciso ter essa divina capacidade de amar pessoas de temperamentos tão turbulentos, acreditando que mesmo antes da conversão, sofrerão golpes divinos de repreensão transformando-se em pessoas maravilhosas. Somos diferentes, mas Deus sabe disso antes de nós mesmo, pois nos escolheu e amou, contou seus segredos.

Porque o perverso é abominação para o Senhor, mas com os retos está o seu segredo. [Prov 3:32]


Enquanto isso, Na dimensao do Céu que Paulo viu, taças sao preparadas, para a manifestaçao da obra e do livro, o evangelho eterno, a setima manifestaçao de Sua Gloria, em que o Anjo dirá: Está Feito. E te encorajo com razao e numeros, é hora!

Um comentário:

  1. Olha só ...descreveram-me (rs)Peter.Peter.Peter...mas o final será bemmm melhor,assim Ele disse!

    ResponderExcluir