quarta-feira, 18 de agosto de 2010

JONASLAND


NÃOO !!
ESTOU DESCENDO!

"Lança-me ao mar, acho melhor do que obedecer a Deus"
Desculpa aí Deus, mas agora eu vou resolver sozinho!
Livro de Jonas 1:4 “ mas o senhor lançou sobre o mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade e o navio estava a ponto de despedaçar. Então os marinheiros cheios de medo clamavam cada um a seu Deus e jogavam no mar a carga pra aliviar o peso. Jonas porem havia descido para o porão e se deitado, e dormia profundamente.
O livro de Jonas conta a historia de alguém que ousou dizer não para Deus, de alguém que disse para Deus: eu sei o que é melhor para mim, eu sei escolher o caminho melhor do que você. Deus havia chamado Jonas para uma obra que transcendia suas emoções.
Jonas vivia em uma terra assolada por guerras e seu maior inimigo era um império chamado assírio, cuja capital era Nínive. E Deus disse para ele ir lá e pregar a Nínive. Esse homem conseguiu argumentar com Deus dizendo: não, Nínive não!
Diz a Bíblia que ele resolveu ir para o oposto de Nínive. Ele compra uma passagem para Tarsis que é hoje a Espanha e Nínive é hoje o norte do Iraque. Como dista o ocidente do oriente assim vai distar o meu caminho do caminho do senhor. Esse homem entrou num barco e queria fugir da presença do senhor, mas mais que isso, queria fugir da vontade de Deus.
Quantas vezes temos dito não a Deus ou temos dito para Deus, espera, eu sei escolher melhor. E porque dizemos a Deus : espera, nós começamos a entrar numa espiral descendente de profundo desanimo espiritual. Diz o texto que Jonas desce para Jope, desce para o barco, desce para o porão do barco e ainda no final, ele desce para o ventre do peixe.
Você vai perceber que nesta circunstancia de adversidade de alguma forma Deus quis confrontar com Jonas. E saiba de uma coisa, Deus de alguma forma precisa nos confrontar. Muitas vezes as coisas estão pra desabar na nossa cabeça porque Deus está nos levando a um confronto entre nossa vontade e a vontade dele.

Todas as vezes que eu digo NÃO a Deus, todas as vezes que a minha comunicação com Deus é interrompida por uma negativa a ele, o que acontece na minha vida é um vazio espiritual e uma apatia tão profunda que se torna mais intensa do que as convicções dos incrédulos. Eles conseguiam clamar a Deus o Deus que eles confiavam, mas Jonas não tinha força para isso.
Muitas vezes você vai perder a sua autoridade espiritual e sua unção espiritual nos momentos mais necessários porque você resolveu dizer NÃO a Deus. E talvez alguém que nem sirva ao Deus verdadeiro terá mais contrição e mais fervor do que você. O texto diz que no meio do caos esse homem resolveu descer ao porão e foi dormir.
No momento em que Deus mais precisa de nossa intervenção, a oração, a solidão da rebelião é o que muitos passam a experimentar, uma solidão profunda porque o coração não está acertado com Deus. Todas as vezes que dizemos não a Deus, tornamos tão vazios que não temos nada para dar e as pessoas não se aproximarão de nós.

Os marinheiros percebendo a situação estava insustentável, disseram a Jonas” o que fazes dormindo? Nos vivemos dias tão difíceis, tão conturbados.. quantas igrejas se destruindo pela apostasia e um profeta dorme. O que passa contigo, agarrado ao sono? Levanta-te e invoca o teu Deus! Nem a exortação de alguém incrédulo ou infiel foi capaz de produzir arrependimento na vida de Jonas. Quando eu digo NÃO a Deus, o endurecimento do meu coração me levara a uma insensibilidade tal que nem a exortação de um incrédulo produzira mudança na minha vida.
Essa foi a historia de um homem que disse NÃO. Jonas no seu arrazoamento contra Deus diz: “eu prefiro descer às profundezas do mar a fazer o que Deus quer”, e ele diz: “lança-me!”. No caminho de alguém que diz NÃO a Deus o fim é a obstinação completa.
Hoje vivemos uma realidade: ou falamos sim a Jesus e estamos dispostos a enfrentar qualquer condição na vida por paixão de viver o seu Reino ou começaremos a viver uma frieza e uma apatia espiritual tão profunda que o nosso destino talvez seja uma aparência de vomito, somente vomito, como foi a de Jonas na praia.

Deus disse a Adão: NAO coma dessa arvore, quando eva disse SIM para a serpente, ela estava dizendo NAO para Deus, pecou e pagou alto preço. Quando voce levanta falso testemunho contra o proximo, você está dizendo NAO para os principios do Reino. Dizer Não para Deus é nao viver a vontade de Deus e seus principios nas suas atitudes no dia a dia. Mesmo quando erramos ou falhamos, ele ainda nos resgata, mesmo que passemos por situaçoes humilhantes como Jonas e Adao. O final dessa historia, nos mostra que o proposito foi concluido. Deus salvou Ninive da destruiçao porque creu na palavra de Jonas. Quando voce resistir ao seu designio, lembre-se que vc é a recompensa de muitos e eles estao em suas maos.

-->
Nos dias de Cristo, os religiosos do templo disseram: Não queremos que este reine sobre nós, nosso Rei é César! – Quando a apostasia entra na igreja o que ocorre é uma decadência espiritual tão profunda capaz de colocarmos os ímpios na frente de Jesus e adora-los.
Dizer não para Deus é dizer não para sua vida. Diga sim para tudo que Deus quiser. Talvez o que é novo na sua vida vai chegar quando você resolver concordar com Deus como Jesus. “Pai, se possível for, passa de mim esse cálice sem que eu o beba, mas todavia faça a Tua vontade”. Quando um homem resolve dizer Sim para Deus, ainda que ele esteja morto ressucitará!
Perdoe 490 vezes a mesma pessoa, combata a corrupçao ao seu redor, ame com paixao o que Deus te deu, porque isso também é dizer Sim para Deus! Se voce nao vai fazer o bem de avião, irá de baleia, porque Deus nao abre mão de designios.


Desejo um ótimo Sim para tudo que Deus quiser, na sua vida!



Veja na integra, gravado na tvonline no site oficial pr Junio Alvarenga

Um comentário:

  1. Linda mensagem, Júnior! Se pudéssemos olhar para os lírios dos campos e as aves dos céus, com a certeza de que essa palavra nos assegura a verdadeira liberdade conquistada no calvário, teriamos, sim, todos os dias um "carpe diem". Cristo conquistou para nós todas as bençãos, mas só podemos percebê-las se lançarmos fora toda preocupação do mundo aqui; se colocarmos sobre Ele toda a nossa ansiedade e temores. (Os gentios não entendem isso, mas os cristãos deveríamos entender muito bem, e viver pela fé. Lindo trabalho no Senhor o seu!!! Meditarei nas outras mensagens. Estou buscando também essa intimidade com o todo poderoso, o simples Deus que veio habitar em mim. Paz!

    ResponderExcluir