quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

NOS PORTÕES DO PALÁCIO







"Nobres não são vaga-lumes, luz intermitente. São faróis mostrando o caminho para o Reino."

Esperavam com esmera certeza que o Príncipe sairia nos portões e convidaria os nobres para um tal esperado jantar. Com o coração alquebrado vestidos de ouro fino de Ofir, esperavam com muita elegância, na calçada diante do palácio, ver o Rei nos átrios. O cheiro de azeite e vinho que exalavam anunciavam que o jantar estava servido. As luzes que se acenderam nas colunas do pórtico interior refletiam sobre todas as pessoas ante o portão cerrado, Sua majestade. Cada uma carregavam a sua propria tocha, seria um evento mediterrâneo, a mistura de bálsamo do nardo puro e a atmosfera Real no coração.

De vestes nobres, ouro fino sem costura e olhar atento e sereno, alguns observavam as janelas do Castelo esperando ver alguém da Realeza, quem dera ao menos um anjo guardião, o mordomo que orientasse a postura e reverencia, fortemente exigidos naquele recinto.

É preciso acender as lâmpadas de Deus no coração, iluminar o dia de hoje, para enfrentar a escuridão do amanhã.

São luzes as atitudes de perdão, amor e compreensão. Ideias que melhoram o mundo. São luzes a paciência, a esperança e a fé. A misericórdia, a honra e a bondade. Os contrários são trevas que se dissipam. 

Diferente da monarquia britânica, a Realeza divina atrasa, de fato está muito demorada, alguns súditos cansaram de esperar e suas candeias se apagaram. Precisaram emprestar dos correligionários prudentes e sábios. Mas não obtendo sucesso saíram para buscar no mercado e o Rei surgiu na sacada e os portões foram abertos. Rapidamente entrou a multidão e os guardas os fecharam e trancaram. As pessoas distraídas chegaram e não puderam entrar. Insistiram mas o nome havia sido riscado do Livro dos convidados. O castiçal havia sido retirado.
“Lembra-te pois onde caíste e arrepende-te e pratica as primeiras obras, e se não o fizer, brevemente virei até você e tirarei de você o castiçal que eu dei.” Apoc 2:5]


Todas as sentenças que a Palavra adverte é no fundo uma afirmação do que irá ocorrer se não houver arrependimento. Não podemos trocar as lâmpadas originais por luzes artificiais, novidades estranhas, como uma árvore de natal que possui luzes coloridas apenas uma vez no ano. Nesse tempo de festas, alguns cristãos tem iluminado o interior de sua casa mas nunca os caminhos dos perdidos, o foco dos opressores, o prato dos sofredores, constroem nesse tempo luzes para si mesmo.

Quando você decifra os segredos da ciência divina você acende algumas lampadas, mas os princípios cristãos serão fortemente exigidos. é por isso que a inteligencia emocional,  a filosofia e a religião de mãos dadas não fizeram bonito, não mudaram o mundo. Não tiveram ideias excepcionais.  Ideias são lâmpadas acesas que alumia o ambiente pesado, escuro sem oriente. Podem ser ideias claras, obvias  preventivas e curativas, ou apenas fantasia e triunfalismo. Egocentrismos, decoração interior incapaz de iluminar o coração, porque o brilho está nas coisas exteriores onde o bicho come e a traça destrói. Está na glamourosa semana do ouro e prata,  do champanhe e peru, na mesa posta da hipocrisia familiar e na troca de gentilezas. Cobras decoradas, sapos de cartola e muitos selfies, muitos mesmos, que provavelmente não serão vistos nem publicados. O brilho é tanto, a luz artificial é tão cara,  o espetáculo se arma, mas o Rei se quer dá as caras  para os que no portão,  relutam. 

A côrte Real de Cristo forma um corpo celeste, precisa clarear todo o universo como uma constelação, capaz de ser notícia em todo o Reino e isso trará o Rei até os portões.
Um castiçal possui sete lâmpadas porque representa a perfeição, a totalidade, a plenitude da luz e da verdade.Se você julga o irmão, uma lâmpada se apaga. Se você fala mal de um amigo ou um ungido de Deus, outra lâmpada se queima. Se você paga o bem com o mal, mais uma lâmpada se apaga. Se você julga criminoso a quem Deus julga um escolhido, uma lâmpada importante se quebra. Se você acha que pode destruir um castelo edificado sob a Vontade de Deus, pode ter certeza que o seu castiçal inteiro já está apagado, você tocou nas meninas dos Olhos Dele, Você está em perigo, brevemente o anjo virá tira-lo da sua mão e leva-lo para outro templo. Templo que  é voce mesmo. 


Um nobre sabe quando suas lâmpadas se apagam. Quando o azeite termina por conta da imprudência, a ambição de ter a melhor lamparina e esquecer do azeite que é o mais necessário, se declinando da luz, voltando à plebe, desaparecendo  do meio da Realeza. É Realeza os que estão nos portões com azeite e luz para si e para os povos. São príncipes os que conhecem os segredos do Rei, são homens que importam com a Gloria e não com o sangue. A vigília pode ter poucos envolvidos, mas sua importância fará a diferença no palácio.

A Luz será vista através da implantação da verdade Divina, não está nas verdades filosóficas, teóricas e literárias. Luz tem a ver com espírito não com carne. Deus não se manifesta através da carne, da faculdade mental e academica de um individuo, mas sobre o espírito quebrantado e fome de justiça, e revela seu Reino.
As pessoas iluminadas afinal, esquecem que são a Luz do Mundo quando atravessam a nuvem de fuligem. Esquecem porque distraem com luzes artificias da noite escura,  o Neon da madrugada, ofuscando o pensamento e borrando a visão. Pessoas que ja foram melhores, porque viam estrelas no céu se colidindo revelando que elas e Deus se pertenciam, havia uma aliança com Deus, mas agora veem o neon sobre o copo cheio, e o vazio lhe esmaga a alma.

Que Nestas Festas, você esteja nos Portões com seu candelabro aceso. Mantenha o azeite.

BOAS FESTAS! BOAS BODAS!


quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

DINHEIRO É BENÇÃO.








PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALAMOS DO DINHEIRO. Porque a Bíblia muitas vezes refere-se ao dinheiro como uma coisa enganosa. Não podemos servir a Deus e a Mamon, nos entregar a tudo que desvaloriza a essência e caráter, virtudes que perdemos em busca de dinheiro, poder, fama, seduções, etc. O dinheiro compra tudo isso alem da sua necessidade e te da oportunidades absurdas que jamais teria sem ele. Voce pode pensar que sem ele não podemos fazer quase nada. No entanto estamos todos os dias atrás dele e dormimos pensando nisso e nunca temos o suficiente. Eu posso te afirmar que O dinheiro é algo de Deus, pode ser uma benção na sua vida. 

Não há nada de errado com o dinheiro, Mas Ele tem uma enganosa propriedade, e faz você pensar que ele pode te dar alegria, faz você pensar que é tao importante que vale a pena fazer qualquer tipo de coisa ou sacrifício, cometer pequenos erros, até mesmo maltratar as pessoas ou comprometer sua caminhada espiritual só pra ter dinheiro. Realmente tem muito engano nele. Mas precisamos colocar Deus em primeiro, deixar Deus nos dar o que ele quer que tenhamos, não atropelar a ordem natural das coisas em busca de algum dinheiro extra, tao pouco trocar nosso desígnio por caminhos contrários ao que Deus nos colocou. Temos que Deixar de pensar que Deus não faz nada que queremos, e então precisamos meter os pés pelas mãos para ajudar o Senhor . 

Eu te afirmo que se deixar Ele agir, teremos mais do que o que teríamos sozinhos. Nao vou dizer que servir a Deus não exige algum sacrifício, exige sim! Mas eu posso prometer-lhe algo, por favor não se esqueça disso, do que quer que você desista por causa do Reino, Deus vai multiplicar de volta para voce muitas vezes e voce vai acabar tendo mais do que aquilo que voce desistiu. Nunca se esqueça disso.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

TEMPORADAS


Temporadas

Uma mulher estava hospitalizada no Rio de Janeiro com um quadro de saúde gravíssimo. Li pelo Twitter que apenas um milagre  mudaria aquela historia.  Liguei para uma amiga em comum, da Barra e perguntei: Você visitou  Bárbara?  Ela disse: Sofro e choro muito, falta-me forças. Todo o país estava mobilizado nas hastags orando pela ressurreição dessa moça quando de repente ouvi uma voz e mandei um tweet: “Menina, a ti te digo, levanta e anda!”  Sabia que muitas pessoas estavam orando por esse milagre, e  como tantos, eu também tive a certeza aquele dia, que  o milagre aconteceria.  Algum tempo depois,  a encontrei  na Barra-RJ onde eu realizava um encontro de oração e estudo bíblico, ela estava feliz como uma adolescente. A temporada de UTI havia terminado, a cura chegou diante dos olhos do mundo.  O tempo agora era de Renovo. A temporada na vida de Bárbara era o verão, época de frutos. Espere o inverno acabar.

Atenção! Não foque apenas na linha de chegada.
O Start da saída é o que Define.


Precisamos desafiar o tempo, acreditar que ele é nosso aliado e pode se estender ou encurtar. Isso só dependerá de nossa ansiedade, de nossa visão e obediência.
Queremos que ele seja curto quando estamos sofrendo e lento quando estamos celebrando.

O tempo simplesmente confronta o mundo, Deus parece usá-lo para forjar as emoções diárias do mundo. Pode parecer loucura mas o tempo salva pessoas. Talvez algumas coisas maravilhosas não aconteceriam em minha vida se não houvesse a demora suficiente para eu mudar de ideia ou conceito. O tempo pode revelar a você a realidade das coisas. Você pode esperar uma vida inteira aquilo que jamais irá acontecer.

O tempo é o juiz da historia. Não decida agora pelo provisório se você pode alcançar o definitivo. Recicle sua esperança. Tenha foco em mais coisas.
Você pode achar que sou louco, mas muitas coisas boas não acontecerão na sua vida, sem experimentar também dores e perdas.
A nova impressão que eu tenho das coisas é que a dor gera mais frutos que a alegria. Não posso reduzir uma dor simplesmente porque oro. Uma dor prolongada é um tratamento definitivo. Aquilo que só é curado por fora nunca é por dentro.




O tempo cura mais rápido uma ferida quando se esquece dela. Não espere a cura natural das coisas forjando justiça pessoal, retire sua mão onde Deus Poe a dele. Deus cura com o tempo, sua cura não é indolor e rápida, mas é definitiva. Jesus não veio na tempestade da doença, mas na brisa do tumulo, e disse: Lázaro, Vem para fora!! Ele pode  curar imediatamente ou mandar você mergulhar muitas vezes no Jordão,  quem define a temporada de enfermidade é Ele e a de cura também.

As vezes pensamos que o tempo é muito lento quando esperamos, mas é exatamente nessa demora que acontecem os maiores ensinamentos. Lições são aprimoradas quando não temos outra coisa a fazer senão esperar. Enquanto esperamos também pensamos. E quando pensamos agimos melhor. Eu creio que seja hoje uma boa nova dizer pra você pensar enquanto espera. “Bem aventurado é o homem que medita na Palavra de Deus dia e noite, ele será como carvalho plantado nas margens do ribeiro e tudo quanto fizer prosperará!” [Salmos 1]


O tempo é um forte aliado de Deus. Deus te coloca no espaço de tempo chamado vazio onde você simultaneamente entra em Sua dependência. João foi levado a patmos como sendo uma temporada de prisão excluso da sociedade. Tudo que ele queria era participar da revolução maravilhosa de ver o mundo se converter ao Evangelho de Cristo, mas aquilo que parecia sua morte tornou-se inesquecível para o mundo. Ele foi visitado por Anjos e por Jesus recebendo a porção melhor da época. O maná caiu na temporada de dores e solidão.
Tem coisas que só acontecem depois que aprendemos a depender de Deus. Um vazio amargo pode ser sintoma de uma transformação importante e necessária na sua vida. Deus está mais próximo dos que sofrem que daqueles que festejam.

Você acha que Ele não faz ou diz nada quando você precisa. Deus tem uma característica interessante, ficar em silencio quando arrancamos nossos cabelos querendo sua ação imediata, mas ele espera você se acalmar e confiar. Ele não está na tempestade, ele está na brisa. A tempestade é transformadora exatamente porque ela coloca as coisas nos devidos lugares para Deus entrar. Só o tempo muda o que ja se fez, ele é o juiz da historia. Não decida agora pelo provisório se você pode alcançar o definitivo.

Deus não é o seu Office-boy para fazer tudo que você quer, do seu jeito e na sua hora. Ele usa o tempo para balancear seus valores. Tudo que ele quer é te conduzir a um lugar chamado equilíbrio e confiança. Ainda que ele tarde jamais falha. O tempo desgasta o novo mas refaz o velho. Qual o problema de  sofrer algumas perdas para sermos felizes? Se você cansou de esperar e acha que a vida não é uma festa, somente cinzas tem restado, eu te encorajo a lembrar que Deus é maior que seus adversários e as temporadas são necessárias e passageiras, seja entusiasta! Você tem que ser otimista sempre, realista as vezes, pessimista jamais. Mas cuidado, esperança demais é burrice. Teste sua teoria e desconfie de você mesmo. Não deixe o tempo te arrebatar o sentido das coisas. Não espiritualize demais as coisas porque espirito é conhecimento, e conhecimento tem que gerar pratica e bens. O céu também tem chão.


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Chega um tempo em que todos resolvem dar as mãos e prestar atenção nas coisas de cima. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz. [Eclesiastes 3]



Talvez uma demora pode significar muita coisa no Reino espiritual, ainda que as pessoas não decifrem este enigma mas ele irá ser decifrado um dia. A demora melhora as coisas do ponto de vista de Sua perfeição. O tempo é a sua escola e também o seu professor. Demorar também é melhorar. As coisas que você faz hoje podem não fazer sentido algum amanha se não forem diariamente melhoradas.
A reciclagem é um resultado do tempo, as suas ações podem ser diferentes depois que você também reconhece as coisas como realmente são. Você vai eliminando suas deformidades com a transmissão da verdade que o Reino estabelece em seu coração e mente. Toda calosidade religiosa é desbastada com a explosão do amor.
Eu vejo as coisas como elas são, mas não levo tão a serio isso. O tempo muda as coisas de lugar e isso é maravilhoso, você tem que lançar a semente e olhar para a chuva. Há coisas que não nasceram imediatamente e irão nascer depois e durar muito. Leva tempo para o mundo mudar, mas acredite, o futuro começa quando você pensa nele diariamente.  O tempo te revela o conteúdo da embalagem. Com o tempo deixamos de apedrejar Madalenas e passamos a perdoa-las.

Deus está gerando você num grande ventre paterno, você ainda não cortou o cordão umbilical de sua vida natural. Você precisa vir ao mundo espiritual. Quando você abre os olhos o seu cordão umbilical cai.

Quando Jose do Egito recebeu uma promessa de sucesso a única coisa que ele achou que devia fazer era esperar, mas se tornou escravo no Egito. O tempo foi generoso com ele porque transformou seus sonhos em realidade, mesmo que o percurso disso foi um caminho de dores e aparente perdas. Com o tempo Jose percebeu que tudo voltou ao normal e suas loucuras faziam sentido. Há Momentos em que as palavras não explicam o que só o tempo justifica. A paixão do tempo é mudar você.

Temos que  modificar a imagem que criaram de nós, mostrando o avesso de nossas ações. As vezes nos santificam ou nos encapetam muito. Você nunca é aquilo que os outros pensam.



Com o tempo você descobre que seus valores são inferiores aos de muitas pessoas. Percebe que sua ótica estava errada e descobre que algumas injustiças na verdade eram  a justiça de Deus. Os contrários te confrontam se você percebe-los com o coração. Percebe que Deus usa os que estão próximos para te transformar. Você amadurece o suficiente para perdoar seus inimigos e amá-los, percebe que as pessoas podem mudar. Com o tempo percebemos mais o conteúdo que a embalagem.
O tempo provou que os macacos nunca mais se evoluíram e o homem não voltou à lua. O tempo revela inverdades.

Te encorajo hoje a acreditar que o relógio jamais será excluso de sua vida e os calendários sempre dominarão seus dias. Não há ninguém que possa decifrar os códigos de seus desígnios senão o tempo. Você pode ate achar que ele acumula muito mistérios e segredo ao seu redor, e não te abre horizontes.  Saia da sua janela e vai orar, o horizonte de quem ora é esmagador. As temporadas são importantes.


"Mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber o que há de acontecer nos últimos dias...” (Daniel 2 : 28)


Agora me diz aí, se o Tempo de Cantar não chegou?