quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

SEU AMIGO TEM PEDIGREE?





Amizade não se escolhe, não se exige, não se compra. Não existe método, jogos ou  “patronos” de uma grande amizade. Vale tudo na busca de uma verdadeira aliança. Pode ser rico e pobre,  preto e branco, judeu ou gentio, mas precisa que a Luz se estabeleça entre ambos. Os verdadeiros amigos se revelam com o passar dos tempos, nas crises, nos amores e desamores, nas festas e dores, na riqueza e pobreza. São amigos aquela gente que recebe de você o bem e o mal, assim como Jesus, ainda se fez Melhor Amigo. 

 Hoje é dia da Saudade e ouvimos muitos dizerem que estão com saudades da gente. Mas saudade de quê? De nossos doces, risos, contos, perfume, conhecimentos? Porque não sentimos saudades dos defeitos, problemas e falhas das pessoas? Temos que relembrar e comemorar esse dia sim, mas com aqueles que de fato nos aturam, nos veem com olhos cristãos, enxergam a alma da gente, onde vivem nossos sonhos, medos, misérias, angústias, solidão, erros e pecados. 

Faz tempo na vida que meu conceito sobre saudade e amizade mudou. É preciso que mude. Mudou muito a palavra "inimigo" na minha mente. É por isso que precisamos de melhor reflexão nesse dia.

Colocar o boi e um burro sob a mesma canga, mesmo peso. Comunhão é sempre jugo, é responsabilidade mutua. Conviver com as diferenças do corpo. Ajudar os outros a levarem suas cargas e não as nossas. A cooperação caracteriza a fraternidade cristã.  “Nisso reconhecerão os de fora, que são meus discípulos se tiverdes amor uns para com os outros” [Joao 13:35]


Muita gente reclama de nossas ausências. Mas fazer o que fazemos para poupar-nos tempo, ninguém pode ou deseja fazer, menos ainda compreender. Não somos nós que deixamos de fazer, são eles que nunca o fazem. Começaram a milícia mas cansaram-se na primeira trincheira onde estava o tratamento de Deus. Amigos de uma guerra é coisa séria, não brincadeira de crianças. É preciso desenvolver em nós o altruísmo, falo isso há décadas, a maravilhosa capacidade de se colocar no lugar do outro e valoriza-lo.  Se você julga seu amigo por algo que não gostou e faz disso uma separação, é sinal cabal que você não está preparado para relacionamento sobretudo cristão.


A cristandade é reconciliação, reconciliar-se diariamente. Fazer do outro melhor que era, estar do lado para melhorá-lo. Somos anticorpos do outro e por isso  Paulo disse a Timóteo: “...Pela recordação que guardo da tua fé sem fingimento...”. Sinal de honra, de gratidão. Agradecer mesmo fora de hora, melhor que não agradecer. Gratidão às pessoas pelo que são e fazem por nós.

 Temos que ser fortes por nós e pelos outros. Missão de gente que anda pra frente. Se você é ateu em relação ao que  Deus pode fazer em um relacionamento você não conheceu a Graça ainda. Ainda vejo muitos Voltaires zombadores do Deus removedor de limites.  Eu sou apaixonado por quem ama o impossível. O previsível sufoca a alma, e aí está a raiz de uma amizade verdadeira, precisamos andar com quem está indo na mesma direção que a gente. 


Podemos reinventar o amor. Ele pode nascer, morrer, reviver, mas jamais nos perverter. Quem não cuida de seus amores, não cuida da sua saúde.  Muita ansiedade, depressão e estresse que muitos vivem é o medo de perder quem ama,  não descodifica que o amor só se estabelece onde há cuidado. Quando o coração é bom, o sofrimento faz bem. Quando a amizade é verdadeira se estabelece no caos. Os amigos de verdade são agentes protetores, são homens que se suportam, mulheres que se aturam.


Aquele que prega a moralidade natural humana e a religião natural do século, não pode ser amigo  da raça humana, obra sagrada do Espiritual. “É sagrado Viver” como disse Padre Fábio de Melo. Não adianta proferir palavras de orgulho em oculto contra o outro porque o Senhor passa seu esquadro até nos Rins. A piedade precisa juntar aqueles que a cólera rasgou em pedaços. Devemos ser participantes e não espectadores do Reino de Deus.


Mas a banalização do relacionamento está embutido e mascarado. Não cabe asneiras no Reino de Deus.  “Como louco que lança fogo, flechas e morte, assim é o homem que engana o seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira” [Prov 26:18]  “Nem conversações torpes, nem palavras vãs, ou chocarrices, coisas estas inconvenientes, antes, pelo contrário, ações de graça.” [Efésios 5:4] Evitem brincadeiras que mexam com o caráter ou firam o brio do outro.


Outro foco desajustado nas alianças é a imaturidade de muitos, a forma de ver o mundo, a religião e cultura que concebeu, está aí talvez o câncer que precisa de cura.  Brinquem de modo criativo, construtivo e respeitoso. Representem bem a condição de Embaixadores de Deus. Não torne profano o que já é Sagrado pela mão de Deus. Suas palavras no relacionamento entre amigos sejam sim- sim, não - não, resto disso é confusão, falação, enrolação, maldição.   

Não precisa imitar Jesus na santidade, você nunca ira conseguir. Mas tente ao menos no caráter, na fé, no altruísmo, vontade de ver o céu na terra. Já fará muito. Não se avalia  um amigo ou amor com base no que o outro diz ou fala. Jesus não quer saber o que o diabo fala de suas misérias, ele vê em você um potencial e quer nos ensinar isso. Temos que ter raça para se estabelecer, ter o DNA de Cristo.


É preciso dar a liberdade que o outro merece. Liberdade é o direito que não prejudica o outro. Só os fortes abrem mãos sem perder perolas. A sabedoria liberta e será fortemente exigida nos relacionamentos duradouros.  Muitos só saberão que os amamos quando  não houver quem os ame o bastante. Como sempre digo, a maior dignidade  do homem é a transparência. Ser transparente não é dizer o que temos no coração, e sim não ter no coração o que não possa ser dito.


Recito meus pensamentos: Felicidade é amar o próximo como a si mesmo. Se o cão é o melhor amigo do homem,pode ser,mas por favor tenha pedigree.